top of page
LARANJO.png

BLOG

OFICIAL

perfil.png

Você pode entrar ou cadastrar uma conta no botão ao lado para interagir com os posts!

Cruzamento de dados no governo federal gera economia de R$ 4 bilhões

Segundo o Ministério da Gestão, o cruzamento de dados entre as diferentes bases do governo federal gerou uma economia de R$ 634,98 milhões no primeiro bimestre de 2024. A conta é de que a interoperabilidade entre as diferentes bases, sob a égide do programa Conecta Gov.br, resultou em economia de cerca de R$ 2 bilhões desde janeiro de 2023. 


No total, o programa já resultou em uma redução dos gastos no valor de R$ 4,08 bilhões desde a sua criação em 2020. Além disso, já foram realizadas mais 870 milhões de transações na plataforma, sendo 977 serviços públicos com obtenção automática de informação e 95 unidades federais que já aderiram ao Conecta Gov.br


"Esse programa permite a comunicação entre sistemas do governo para que o cidadão só tenha de encaminhar os seus dados uma vez. Assim, se uma pessoa vai tirar um passaporte, não é mais necessário levar a certidão de antecedentes criminais, o sistema já faz essa integração de forma automática”, diz o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. 


Segundo Mascarenhas, com o Conecta Gov.br, o cidadão pode deixar de preencher formulários, emitir certidões, fazer uploads de documentos e peregrinar entre órgãos, para apresentar comprovantes exigidos para a prestação de um serviço público. O programa possibilita que os servidores deixem de conferir manualmente as informações apresentadas pelo cidadão.


Para estimar a economia gerada pela ferramenta, o MGI trabalhou para identificar quais as tarefas (dos cidadãos e dos agentes públicos) foram eliminadas em função da integração de dados promovida em um serviço específico.  Para cada tarefa eliminada, foi estimado o tempo economizado. Esse tempo foi então monetizado, com base no valor de remuneração dos agentes públicos e da renda média dos usuários do serviço. Por fim, os técnicos do ministério multiplicam pelo volume anual de atendimentos que se beneficiaram da integração.  


A troca automática de informações entre sistemas do governo é um direito dos cidadãos, garantido pela Lei n. 14.129/2021 - Governo Digital. O trabalho é realizado seguindo o estabelecido também na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 


Recentemente, o ministério divulgou a iniciativa de levar o Conecta Gov.br para estados e municípios. O governo federal está assumindo os custos para incentivar a adesão desses entes à plataforma, de forma a promover a integração federativa na transformação digital. Até o momento, somente o estado de São Paulo já fez a sua adesão, para acessar os dados da Receita Federal, como o CPF, CNPJ e Simples Nacional. Até o final do ano, o MGI deseja que outras dezesseis unidades da federação comecem a utilizar o programa. 


Fonte: Convergência Digital, com informações do MGI.

9 visualizações0 comentário
bottom of page