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Como dar entrada no seguro-desemprego online

Os trabalhadores têm a opção de dar entrada no Seguro-Desemprego online nas plataformas do Governo Federal.


Essa modalidade permite que a solicitação seja feita de maneira prática, sem sair de casa, e oferece a vantagem de acompanhar o andamento do pedido.


Assim, é possível ter acesso ao benefício e garantir uma renda temporária durante o período de desemprego.


O que é o Seguro-Desemprego?


O Seguro-Desemprego é um benefício do Governo Federal que garante auxílio financeiro temporário para trabalhadores demitidos sem justa causa. A ideia é garantir uma renda mínima a fim de que as pessoas se mantenham até conseguirem um novo emprego.


Quem tem direito ao benefício?


Para ter direito ao Seguro-Desemprego, o trabalhador não pode ter sido dispensado por motivos como falta grave, abandono de emprego, término de contrato de trabalho. Além disso, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Não ter renda própria suficiente para sustentar a si e a família;

  • Ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada a ela, relativos a:

  • Para a primeira solicitação, ter trabalhado e recebido salário por pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses anteriores à data de dispensa;

  • Para a segunda solicitação, ter trabalhado e recebido salário por pelo menos 9 meses nos últimos 12 meses anteriores à data de dispensa;

  • Para as demais solicitações, ter trabalhado e recebido salário por cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data de dispensa;

  • Não estar recebendo nenhum benefício previdenciário de prestação continuada, exceto auxílio-acidente, auxílio suplementar e abono de permanência em serviço.

Os trabalhadores que já solicitaram o benefício do Seguro-Desemprego também devem atender a certos requisitos relacionados ao tempo de trabalho para terem direito ao auxílio temporário. O período de recebimento pode variar dependendo do salário anterior do trabalhador e durar até cinco meses consecutivos.


É importante destacar que o Seguro-Desemprego não é um direito automático e precisa ser solicitado pelo Ministério do Trabalho e Previdência.


Qual a documentação necessária?


Para requerer o Seguro-Desemprego, tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Número do CPF;

  • Documento do Requerimento do Seguro-Desemprego enviado pelo empregador após a dispensa sem justa causa.


Como solicitar Seguro-desemprego online


Para fazer a solicitação online, é necessário ter uma conta no portal Gov.br e acessar o Portal Emprega Brasil ou o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iPhone. Confira:


No computador

  1. Em um navegador, acesse o Portal Emprega Brasil (servicos.mte.gov.br);

  2. Faça o login com sua conta Gov.br;

  3. Autorize a utilização de dados pessoais;

  4. Clique em "Seguro-Desemprego";

  5. Selecione a opção "Solicitar Seguro-Desemprego";

  6. Digite o número do requerimento;

  7. Clique em "Consultar";

  8. Marque a caixa para concordar com os termos;

  9. Clique em "Concluir" para iniciar a solicitação.

No Android

  1. Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android);

  2. Toque em "Entrar com gov.br";

  3. Faça o login com sua conta Gov.br;

  4. Toque na aba "Benefícios", na aba inferior da tela;

  5. Em "Seguro-Desemprego", toque em "Solicitar;

  6. Escolha a modalidade do benefício;

  7. Informe o número do requerimento;

  8. Aceite os termos e avance para iniciar a solicitação.

No iPhone

  1. Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (iPhone);

  2. Toque em "Entrar com gov.br";

  3. Faça o login com sua conta Gov.br;

  4. Toque na aba "Benefícios", na aba inferior da tela;

  5. Em "Seguro-Desemprego", toque em "Solicitar;

  6. Escolha a modalidade do benefício;

  7. Informe o número do requerimento;

  8. Aceite os termos e avance para iniciar a solicitação.

Como receber o Seguro-Desemprego?


Se a sua solicitação estiver nos conformes da lei, o pagamento do Seguro-Desemprego será realizado conforme a seguinte ordem:

  • Depósito em conta e banco indicados pelo próprio trabalhador;

  • Depósito em conta poupança em nome do trabalhador, identificada na Caixa Econômica Federal;

  • Depósito em conta poupança social digital da Caixa Econômica Federal.

Quanto tempo leva para receber o Seguro-Desemprego?


A partir da data de solicitação, o processo pode levar entre 31 a 60 dias corridos para receber o benefício.


Fonte: Canal Tech, por Thiago Furquim.

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