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Segurança emocional no trabalho: o que é e como aplicá-la?

Criar um ambiente de trabalho que possibilite a troca de ideias e que permita que os colaboradores se desenvolvam é uma das prioridades dos grandes líderes. Nos últimos anos, temas relacionados à saúde mental têm ganhado destaque nas empresas, que precisam se atentar à segurança emocional no trabalho.


Mais do que garantir o bem-estar das pessoas e se adequar aos padrões ESG, essa é uma medida que criará um ambiente saudável, capaz de prosperar em situações adversas e de criar soluções criativas e inovadoras. Também tem efeito prático no corte de gastos com a diminuição do turnover.


O que é segurança emocional no trabalho?


A segurança emocional, ou segurança psicológica, está relacionada à forma que os colaboradores se sentem, e sua capacidade para se expressar livremente, com confiança para expor suas ideias sem medo de serem punidos ou julgados.


Pode parecer algo simples, mas o sistema de trabalho muitas vezes permite que líderes incapazes de manter esse canal evoluam, criando um clima organizacional que tende a por pressão e até desrespeitar as pessoas.


É claro que os departamentos têm metas e prazos para cumprir, mas a forma como isso é supervisionado pode gerar incertezas, que levarão a uma redução do desempenho.


Uma pessoa que trabalha em um ambiente hostil, ou que não tem abertura para dividir as dificuldades e ou comentar sobre problemas e questões que enfrenta nas tarefas, estará menos propensa a colaborar para os objetivos da organização.


Ela não sentirá que será ouvida ou considerada e, aos poucos, vai deixar de se expressar e diminuir a produtividade. Isso sem contar com a alta rotatividade, visto que nesse cenário muitas pessoas não vão se comprometer e tenderão a deixar a organização na primeira oportunidade que tiverem.


Além disso, esse tipo de relação tem efeito na saúde mental, e pode fazer com que os colaboradores desenvolvam transtornos como ansiedade e burnout.


Um levantamento da startup de tecnologia para o setor de RH Kenoby mostrou que 67% dos entrevistados já tiveram afastamento de funcionários por questões emocionais. Além disso, para 36,6% questões relacionadas à saúde mental podem afetar a produtividade do time como um todo.


Todos esses fatores podem ser evitados com uma liderança empenhada em garantir a segurança emocional, mostrando apoio aos colaboradores.


Como aplicar a segurança emocional no trabalho?


Atentar a isso exige uma mudança cultural, pois a forma como a empresa trabalha o tema afeta a todos, desde o CEO até estagiários e aprendizes, e todos podem contribuir para criar um ambiente seguro. Porém, normas que acolham e promovam essa segurança devem estar na diretriz da empresa, permeando as contratações e desenvolvimento dos líderes.


Isso significa, em linhas gerais, garantir que as pessoas possam se expressar sem medo, seja para compartilhar ideias e problemas, quanto para questionar processos que podem não ser eficazes.


Além disso, elas devem ser capazes de correr riscos sem medo de punição, pois mesmo se não sair como planejado, pode trazer um ensinamento para todos. Veja como implementar a segurança emocional no trabalho:


Desenvolva uma cultura de feedbacks


As equipes precisam saber se seu trabalho está bom ou pode ser melhorado, e se sua atuação está alinhada com o que o gestor e a empresa esperam. Porém, existem formas adequadas de dar feedback sem causar traumas.


Pode ser que o colaborador precise melhorar algum aspecto do seu trabalho ou alguma habilidade. Repreendê-lo na frente de todos dificilmente terá um impacto positivo nisso. E no final das contas o que todos querem é evoluir.


Portanto, ao invés de dar uma bronca, ou reclamar de forma grosseira, tenha uma conversa particular e aponte pontos que podem ser melhorados de forma a estimular essa pessoa a trabalhar essas características.


Entenda que erros acontecem


Na ciência, o erro é apenas mais uma etapa da experimentação. Para chegar nos resultados esperados, muitos erros acontecerão no caminho. Por que, então, em outras áreas, não seria dessa forma?


As coisas nem sempre saem como o esperado, e vale a máxima: ninguém é perfeito. Ser mais compreensível com possíveis erros podem, inclusive, estimular as pessoas a buscar soluções criativas.


Aumente a confiança do time


Uma equipe unida, que trabalha em parceria para realizar as atividades de forma eficiente é o sonho de qualquer líder. Demonstrar confiança nas pessoas para que estreitem seus vínculos e trabalhem juntas é a melhor solução para isso.


Além dos feedbacks, que também servem para fazer comentários positivos, estimule o desenvolvimento de todos, proponha que eles aprendam coisas novas e até se especializem. Com uma pós-graduação a distância, eles conseguem desenvolver novas habilidades e conhecimento técnico que os levarão a novos patamares profissionais.


Tenha empatia


Por mais que as pessoas tentem separar a vida pessoal da profissional, não temos um botão que desliga nossas emoções. Saber ouvir as pessoas e tentar compreender o que elas estão passando e como isso afeta seu trabalho vai mostrar que a organização se importa com ele e aumenta seu senso de pertencimento.


A segurança emocional no trabalho deve ser estimulada para criar um ambiente positivo. Os líderes do passado precisam se atualizar para atuar dessa forma e a área de Recursos Humanos tem um papel essencial em ajudar nesse processo.


Fonte: Equipe Blog Portal Pós.

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