top of page
LARANJO.png

BLOG

OFICIAL

perfil.png

Você pode entrar ou cadastrar uma conta no botão ao lado para interagir com os posts!

SC retira cobrança antecipada de ICMS de materiais de construção e eletroeletrônicos

Os próximos itens serão os fármacos, automóveis e autopeças, vinhos e água mineral.


Dando sequência ao processo de desoneração da cadeia produtiva em Santa Catarina, o Governo do Estado revogou a cobrança de ICMS por Substituição Tributária (ST) de diversos produtos.

Foram contemplados materiais de construção e elétricos, lâmpadas, reatores, tintas, vernizes e similares, além de artigos de papelaria e eletroeletrônicos.

O decreto foi publicado na semana passada, no Diário Oficial e entrará em vigor a partir de 1° de maio.

“A desoneração da indústria é importante para o desenvolvimento econômico. No ano passado, retiramos diversos segmentos da ST e, como consequência, tivemos um incremento significativo na arrecadação em 2019”, explica o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli.

No modelo de Substituição Tributária, o recolhimento de tributos é antecipado, realizado no início da cadeia produtiva.

Sem a aplicação do regime, a cobrança do ICMS é feita após a venda ao consumidor final.

O secretário ressalta que o governo catarinense está trabalhando em uma nova política industrial, com o objetivo de simplificar e padronizar a legislação vigente, diminuindo o custo tributário para as empresas e melhorando os mecanismos de fiscalização para o setor público:

“Junto com o setor produtivo, estamos elaborando uma legislação única, que simplifique os trâmites tributários e dê competitividade para a economia catarinense”.

As alterações terão efeitos tanto nas operações internas como nas interestaduais que tenham como destino Santa Catarina.

Os próximos itens a serem retirados da ST serão os fármacos, automóveis e autopeças, vinhos e água mineral.

Em 2018, foram excluídos deste modelo de tributação os produtos alimentícios, materiais de limpeza e utilidades domésticas.

Fonte: Noticenter

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page