top of page
LARANJO.png

BLOG

OFICIAL

perfil.png

Você pode entrar ou cadastrar uma conta no botão ao lado para interagir com os posts!

Desafios no Recrutamento e Seleção: 5 dicas para atrair os melhores talentos

Empresa pode recorrer a estratégias nas fases de recrutamento e seleção para atrair talentos de maneira eficaz


Contar com os profissionais certos no time é um dos itens essenciais para atingir os objetivos do negócio. Mas uma questão é: como atrair os melhores talentos para a sua empresa?


A atração de talentos passa por diversas estratégias, sendo que algumas delas exigem a construção de boas práticas de forma estruturada e contínua.


Em um mercado tão competitivo, contar com as pessoas certas em cada posto de trabalho é um aspecto importantíssimo. Neste sentido, fica claro que recrutar e selecionar adequadamente é fundamental para o sucesso de uma empresa.


No entanto, enfrentar desafios nesse processo é comum. A seguir, reunimos cinco dicas para atrair os melhores talentos e superar essas dificuldades:


1. Desenvolva uma marca empregadora forte


Este é justamente um dos itens que demanda tempo e ações contínuas. A marca empregadora é a imagem que sua empresa projeta como “bom lugar para trabalhar”. Assim, sendo um ambiente atrativo do ponto de vista dos profissionais, talentos qualificados verão sua empresa com bons olhos.


Certifique-se de que a cultura, os valores e as oportunidades de crescimento da empresa sejam bem comunicados. Destaque benefícios, políticas de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, práticas de inclusão e outros pontos fortes do negócio.

2. Atente-se ao perfil pretendido e à divulgação da oportunidade


Muitas vezes, erros no recrutamento e seleção são causados por falhas na própria definição do perfil pela área demandante. É necessário mapear bem quais as habilidades o profissional deve ter em termos de hard e soft skills. Esse ponto é crucial para chegar ao profissional adequado.


Além disso, ao divulgar a vaga, a descrição de cargo deve ser transparente e informativa, contendo as responsabilidades do cargo e os requisitos essenciais, técnicos e comportamentais.

3. Avalie diferentes canais para recrutamento


Onde o tipo de profissional que você busca costuma buscar por vagas? Essa é uma boa reflexão e é preciso conhecer um pouco os hábitos dos talentos nos dias de hoje.


Nesse trabalho de recrutamento, vale considerar uma variedade de fontes de captação, como sites de emprego, entidades de classe, redes sociais, parcerias com universidades, programas de indicações de funcionários e até mesmo a busca ativa (hunting). Variar as formas ampliará o alcance e atrairá candidatos de diferentes origens.

4. Otimize os processos de candidatura e seleção


Um processo de candidatura complicado ou demorado pode afastar talentos valiosos. Ao mesmo tempo, o processo deve facilitar o trabalho de seleção e promover uma boa experiência para o candidato.


Na seleção, entrevistas, testes práticos e avaliações de competências devem ter objetivos claros, e realmente contribuírem para encontrar profissionais que tenham fit com a cultura organizacional da empresa. Etapas desnecessárias desgastam o candidato e geram custos (até mesmo trabalhistas) que poderiam ser evitados.

5. Considere contar com parceiros externos no recrutamento e seleção


Buscar assessoria especializada para as etapas relacionadas à atração de novos talentos traz inúmeros benefícios, uma vez que esse tipo de suporte responde rapidamente e efetivamente às necessidades de contratação.


A terceirização do processo de recrutamento e seleção assegura a utilização de metodologias atuais e eficazes para identificar os melhores talentos. Essa, inclusive, é uma boa forma de aumentar a qualidade das contratações.


Fonte: Domingues e Pinho Contadores.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page