Criminosos fingem ser do governo, com e-mail que tem domínio "@gov.br", para pedir que vítimas cliquem em links para roubar informações. A Receita Federal está alertando para um golpe que usa um e-mail falso, simulando ter domínio do governo "@gov.br", sobre um suposto erro na declaração.
"Comunicado importante! Identificamos divergências no seu IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física)", diz a mensagem do golpe, que foi compartilhado nas redes sociais.
O e-mail então direciona a pessoa a clicar em um link que faz o download do suposto relatório, para ver o que tem de errado na declaração.
No comunicado para alertar contra o golpe, a Receita Federal enfatizou que não envia e-mails ou mensagens de texto para pedir correções na declaração do imposto por meio de links.
Esse tipo de golpe virtual é chamado de "phishing", palavra que faz um trocadilho com a palavra "fishing" ("pesca", traduzida do inglês). O golpe consiste em jogar uma isca (um e-mail fraudulento) esperando que as vítimas "mordam" (cliquem no link).
Caso a pessoa clicar no link, ela pode ter diversas informações pessoais roubadas pelos criminosos.
Imposto de Renda 2023
O programa gerador do Imposto de Renda 2023 está disponível para download desde 9 de março, e o prazo para a entrega da DIRPF encerrou em 31/05/2023.
Quem deixou de fazer a declaração, a entrega depois do prazo fica sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% de todo o imposto devido.
Fonte: Portal G1, pela equipe.
Commentaires