top of page
LARANJO.png

BLOG

OFICIAL

perfil.png

Você pode entrar ou cadastrar uma conta no botão ao lado para interagir com os posts!

Investimento em CDI paga Imposto de Renda? Confira!

Descubra se o CDI paga Imposto de Renda e confira tudo o que você precisa saber sobre esse assunto para estar em dia com o Leão!


Não é possível aplicar dinheiro em CDI porque ele apenas determina o rendimento anual de vários tipos de investimentos financeiros, como os Certificados de Depósito Bancário (CDB). Assim, não é o CDI que paga Imposto de Renda, mas investimentos atrelados a ele. Não é possível investir em CDI porque ele não é um investimento, mas uma taxa.


Assim, CDIs são títulos emitidos pelos bancos para captar ou aplicar recursos excedentes. São aplicações com prazos de um dia útil, com o intuito de melhorar a liquidez de uma determinada instituição financeira.


O que é CDI


Por serem títulos emitidos e negociados por instituições financeiras que buscam resolver os fluxos de caixa em um prazo bastante curto, os CDIs existem para resolver uma regra do Banco Central que estabelece que os bancos precisam encerrar o dia com saldo positivo.


Basicamente, o dinheiro sai do banco em que está sobrando e vai para o banco em que está faltando. Para a realização dessa transação é cobrada uma taxa, que é colocada em uma perspectiva anual que produz o chamado CDI.


Portanto, o CDI é uma referência para investimentos. É por essa razão que o desempenho das carteiras de investimentos é mostrado em percentual dessa taxa e que você lê, por exemplo, que o seu investimento está rendendo 110% do CDI.


Se a rentabilidade do seu fundo de investimento for menor do que o CDI, é sinal de que o fundo não está bem. Se for maior, significa que o fundo está indo bem. Logo, o CDI é uma taxa que mostra a remuneração oferecida por investimentos como CDBs, Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) ou debêntures incentivadas.


Fonte: Jornal Contábil, por Leonardo Grandchamp.

39 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page