top of page
LARANJO.png

BLOG

OFICIAL

perfil.png

Você pode entrar ou cadastrar uma conta no botão ao lado para interagir com os posts!

Diretor financeiro pode ser contratado como PJ, decide Toffoli

O ministro destacou que a decisão cassada contrariou os precedentes estabelecidos pelo Supremo em relação à terceirização.


O ministro Dias Toffoli, do STF, cassou uma decisão da Justiça do Trabalho que havia reconhecido o vínculo de emprego de um diretor financeiro contratado como PJ. Toffoli destacou que a decisão contrariou os precedentes estabelecidos pelo Supremo em relação à terceirização.

 

No caso em questão, o diretor financeiro alegou que foi pressionado a abrir uma empresa (pessoa jurídica) e a emitir notas fiscais para receber uma remuneração mensal inicial de R$ 25 mil, além de uma ajuda de custo de R$ 2,5 mil e reembolso de despesas com combustível.

 

Tanto em primeira instância quanto no TRT da 15ª região, foi reconhecido o vínculo de emprego. O TRT ainda determinou o pagamento de diferenças salariais, inclusão do pagamento de bônus e direitos reflexos em favor do diretor.

 

As empresas, que fazem parte de um grupo esportivo, recorreram ao STF, argumentando que a decisão contraria o precedente estabelecido pelo STF que permite a terceirização da atividade-fim.


O argumento foi aceito pelo relator Dias Toffoli, que afirmou:

 

"Há, ainda, precedentes do STF nos quais o julgado na ADPF nº 324 e a tese do Tema nº 725 RG justificaram a procedência da reclamação para afirmar a licitude do fenômeno da contratação de pessoa jurídica unipessoal para prestação de serviço a empresa tomadora de serviço, destacando-se não apenas a compatibilidade dos valores do trabalho e da livre iniciativa na terceirização do trabalho assentada nos precedentes obrigatórios, como também a ausência de condição de vulnerabilidade na opção pelo contrato firmado na relação jurídica estabelecida a justificar a proteção estatal por meio do Poder Judiciário."

 

Dessa forma, o acórdão do TRT-15 foi cassado, e as autoridades responsáveis devem reavaliar o caso à luz dos precedentes estabelecidos pelo STF.

 

Processo: Rcl 65.868


Fonte: Migalhas.com.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page