top of page
LARANJO.png

BLOG

OFICIAL

perfil.png

Você pode entrar ou cadastrar uma conta no botão ao lado para interagir com os posts!

O que é a conectividade social ICP e quais as vantagens?

Todo empreendedor que possui mais de 10 funcionários em sua empresa sabe que precisa enviar todos os documentos e informações à Previdência Social e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Atualmente, a tecnologia virou aliada nesse sentido e os contadores sabem bem como usufruir desses métodos mais modernos. A transformação digital acelerou a rotina de empresários e profissionais contábeis tornando-a uma aliada na execução das obrigações.

Um exemplo bem típico dessa relação prática e ágil é o canal eletrônico criado pela Caixa Econômica Federal, o Conectividade Social ICP, utilizando um Certificado Digital.


Vamos falar sobre o assunto a seguir. Acompanhe!


O QUE É CONECTIVIDADE SOCIAL ICP?


Trata-se de um canal on-line para a transmissão dos arquivos gerados pelos programas SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS) e Informações à Previdência Social e GRRF Eletrônica – Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS.

Promove agilidade, facilitando o processo de troca de informações e recolhimento do Fundo de Garantia.


QUAL CERTIFICADO DIGITAL É NECESSÁRIO PARA ACESSAR?


Para ter acesso à Conectividade Social é preciso ter o Certificado Digital ICP-Brasil para Pessoa Física, o e-CPF, ou de Pessoa Jurídica, o e-CNPJ.

Se você optar por acessar por meio de um e-CPF, na hora em que for comprar e apresentar os documentos do Certificado na Autoridade Certificadora, é preciso atentar para alguns detalhes.

Se o empregador é Pessoa Física, além dos documentos comuns obrigatórios, haverá a necessidade de apresentação de documentação que comprove o número do seu Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF) ou do Cadastro Específico do INSS (CEI).

Estes documentos devem ser emitidos na mesma data em que o Certificado Digital será validado, preferencialmente no site da Receita Federal do Brasil.


QUAIS AS FUNCIONALIDADES DO CONECTIVIDADE ICP?


Esse canal on-line é considerado o mais simples. Pode ser acessado de qualquer lugar e facilita a troca de informações entre a empresa e a Caixa Econômica Federal.

Dessa forma, todos os processos que dependem dessa interação ficam eficazes. Além do mais, o sistema é um ótimo aliado para diminuir os custos das operações, a burocracia e as reclamações na hora de resolver alguma pendência relacionada ao empregado.

As operações disponíveis podem ser feitas de forma segura e ágil. Confira quais são:

  • Recolhimento do FGTS;

  • Obtenção da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS (GRRF);

  • Transmissão de informações à Previdência Social;

  • Consulta a extratos do trabalhador;

  • Desligamento de funcionários;

  • Recebimento de comunicados da Caixa.

Por exigir o uso do certificado digital, o sistema de conectividade social ICP se tornou o meio mais seguro de acessar as informações da sua empresa, no que se refere aos direitos dos funcionários.


COMO FAZER PARA TER ACESSO AO CONECTIVIDADE ICP?


De acordo com a Caixa Econômica Federal, a ferramenta foi criada com base nos protocolos de segurança e criptografia.

O acesso ao sistema é 100% pela internet.

Para utilizar os benefícios do portal, é só entrar no site do sistema da Caixa Econômica e, em seguida, clicar em “acessar o Conectividade Social ICP”.

Os requisitos para utilizar a plataforma são:

  • Ter em mãos o certificado digital;

  • Utilizar a versão mais recente do Internet Explorer ou Mozilla Firefox;

  • Ter o programa do seu certificado digital instalado, para o cadastro do novo documento.

Fonte: Jornal Contábil.

28 visualizações0 comentário

Komentarze


bottom of page