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Como reforçar as vendas da sua empresa em época de crise

A pandemia provocada pelo novo coronavírus está afetando empresas dos mais variados portes e segmentos em todo o mundo. Especialistas apontam que 2020 será marcado por uma grande recessão mundial e por índices negativos de crescimento na economia.

Neste novo cenário, as pequenas e médias empresas são as principais afetadas e precisam apostar em novas estratégias de venda para minimizar os impactos em tempos de crise. A redução no volume de vendas ou no ticket médio é uma consequência que pode colocar em cheque a sobrevivência destes negócios no mercado.


Aumentar os lucros pode ser uma tarefa bastante complicada, portanto a maior preocupação que você precisa ter diante da situação atual é manter as vendas funcionando de maneira recorrente para preservar a saúde financeira do seu negócio e evitar grandes prejuízos.

Para te ajudar nessa missão, trouxemos 5 dicas que vão te auxiliar a reforçar as vendas e manter suas receitas em dia. Confira!


1. Inove

Inovação sempre é uma palavra de ordem no meio empresarial, independente do contexto em que estamos vivendo. Contudo, diante de uma pandemia que está provocando redução nas vendas, inovar é ainda mais necessário. Na atual situação, a inovação deve ser encarada como uma nova maneira de lidar com um problema, buscando a oferta de soluções rápidas e que atendam às novas necessidades de consumo.

Fique de olho no mercado, na economia e nas demandas dos consumidores. Além de reavaliar seu portfólio de produtos e serviços, criar novas oportunidades de negócio de acordo com a demanda de cada momento pode ser a chave para você aumentar suas vendas.


2. Aposte no delivery

Mesmo com a crise, as pessoas não podem parar de consumir, sobretudo produtos essenciais. Se você possui algum produto que é indispensável, agora é a hora de manter um foco maior sobre ele e ofertar novas maneiras para que seus clientes possam consumi-lo.

Como os consumidores estão evitando sair de casa, apostar na entrega à domicílio é uma excelente maneira de ganhar espaço em um mercado que antes não existia para você e, com isso, conseguir compensar a falta de vendas na sua loja.


3. Ofereça flexibilização no pagamento

Devido às transformações econômicas e à redução do poder de compra dos consumidores, a busca por condições facilitadas de pagamento será maior. Portanto, ofereça flexibilidade para seus clientes realizarem o pagamento. Muitos podem desistir de uma compra simplesmente porque não irão conseguir pagar com as condições que você oferece atualmente.

Esse também é um momento importante para você fidelizar seus clientes. Mostre sua disponibilidade para atendê-los e demonstre que você está se preocupando ainda mais com seus consumidores diante da situação atual. Isso ajuda a sua marca a se tornar mais humana e conquistar uma relação de maior confiança e identificação com seu público.


4. Melhore seu atendimento e comunicação

Como os consumidores não estão indo até sua empresa, você precisa ir até eles. Procure oferecer novos canais de atendimento online para aproximar seus clientes do seu negócio com mais facilidade. Você pode apostar, por exemplo, no Whatsapp Business para garantir mais agilidade e eficiência na comunicação.

A comunicação, aliás, é outro ponto essencial. Em momentos como este, uma comunicação humana, empática e preocupada com o bem-estar de cada cliente pode fazer uma grande diferença na hora de novos consumidores optarem por realizar uma compra com você ou com seu concorrente.


5. Tenha um CRM eficiente

As ferramentas de Customer Relationship Management (CRM) ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente oferecem um importante auxílio para entender os desejos e necessidades de cada cliente. Ao monitorar as ações de seus consumidores, é possível criar estratégias assertivas para que a venda seja concretizada.

O CRM tem como objetivo direcionar ações a partir de práticas e tecnologias capazes de analisar a interação do cliente com a sua empresa. Dessa forma, o sistema permite que a sua organização otimize os resultados a partir da construção de um relacionamento positivo com o cliente atual ou potencial.

Fonte: Noticenter

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