top of page
LARANJO.png

BLOG

OFICIAL

perfil.png

Você pode entrar ou cadastrar uma conta no botão ao lado para interagir com os posts!

Antes de contratar, confira essas dicas

Consultora do Sebrae-SP detalha pontos sobre recrutamento e seleção para melhorar a qualidade da equipe e reduzir rotatividade, e orienta sobre planejamento trabalhista para diminuir custos


Os pequenos negócios, que levam a merecida fama de serem os maiores geradores de emprego formal no país, criaram 71,8%, ou 2.094.812 das vagas com carteira assinada entre julho de 2020 e julho de 2021.

Estes dados, compilados pelo Sebrae Nacional com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, mostram que micro e pequenas empresas, e até MEIs, têm dado fôlego extra à retomada lenta e gradual da economia à medida que a vacinação avança.

Mas, para essa retomada ser sustentável e sem sustos, a advogada Sandra Regina Bruno Fiorentini, consultora do Sebrae-SP, aponta questões importantes para quem precisar contratar, como realizar um processo de recrutamento e seleção que melhore a qualidade da equipe, e também diminua a rotatividade.

E ainda, a importância de fazer um planejamento trabalhista que reduza custos dentro da lei, evitando a judicialização. "O maior patrimônio de uma empresa são as pessoas. Ou então, ela não é nada", afirma.

Confira a seguir algumas dicas sobre como estruturar uma boa equipe, de acordo com a legislação, apresentadas por Sandra no evento virtual 'Surpreenda Varejo', realizado na última semana de agosto pelo Sebrae-SP em parceria com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP):


GESTÃO DE PESSOAS


RECRUTAMENTO


Para recrutar colaboradores, é preciso seguir três passos importantes para o processo deslanchar: verificar qual a necessidade de mão de obra, definir as fontes de recrutamento e o modo de divulgação da vaga.

Após determinar qual a pessoa ou quantas pessoas que vão suprir essa necessidade, vale recorrer a expedientes como bancos de currículo on-line, indicação de conhecidos e até placas na fachada da empresa.

Só não vale contratar sem muito critério ou dar chance a parentes para facilitar o processo e ganhar tempo. "O empregado entra sem integração, tem pouco aproveitamento e acaba sendo demitido", diz Sandra.

Por isso, o recrutamento deve ser criterioso. "Mandamos embora logo por considerá-los 'fraquinhos', mas o erro é nosso", afirma. "Já o parente pode pedir a conta de repente, e você fica na mão cheio de serviço."


DESENHO DE CARGOS


Esse modelo de formulário, que pode ser encontrado on-line, é uma ferramenta de gestão de pessoas muito simples, mas que serve para retratar a maneira como o cargo é estruturado, considerando suas tarefas, competências, deveres e requisitos, sempre visando alcançar os objetivos da organização.

Com ele, segundo Sandra, é possível alimentar desde perfil e qualificação desejados, definir a quem o empregado será subordinado, suas atividades, remuneração e até possibilidades de crescimento, explica.


CARGO x FUNÇÃO


Outro passo importante no processo de gestão de pessoas que precisa ser bem definido: cargo é o nome atribuído à posição que a pessoa ocupa na empresa, e função é o conjunto de tarefas atribuídas a esse cargo.

O Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho e Emprego, é uma ferramenta essencial que descreve o conjunto de tarefas, métodos e processos de um cargo específico, além de nortear as atividades de cada função, a quem se reporta ou quem supervisionará.

Sandra Fiorentini lembra outro conceito de gestão, o CHA (Competência + Habilidade + Atitude), que serve para definir de forma concreta os skills desse colaborador. "Afinal, funcionário não é faz-tudo", destaca.


SELEÇÃO


O conjunto de procedimentos e técnicas aplicadas aos candidatos para escolher os mais adequados ao perfil da vaga se baseia em duas variáveis: necessidade da empresa e necessidade do candidato.

As etapas do processo incluem análise de currículo ou fichas de solicitação de emprego, entrevista de triagem, avaliações e testes, escolha dos finalistas e entrevista técnica.

Mas, como os donos de MPEs geralmente dedicam a maior parte do tempo para manter o negócio andando, muitas vezes não têm tempo e precisam resolver a questão a toque de caixa, diz a consultora do Sebrae-SP.

Só não adianta se precipitar: se o candidato não tem perfil, melhor descartá-lo, alerta. E se possui mais qualificações do que a empresa necessita, será inadequado para a vaga.

"Antes de procurar fora, avalie se há alguém na empresa apto a assumir a função. Vale fazer testes de perfil pela internet, ou até procurar investir em uma empresa de recrutamento e seleção para otimizar o processo."


TÉCNICAS DE ENTREVISTA


Para que a entrevista com o novo candidato renda, é importante ficar atento a pontos como criar um roteiro de perguntas, determinar o local e horário da entrevista e receber o candidato com o currículo já analisado.

Frente a frente, aja com respeito, atenção e cordialidade, tome cuidado com a linguagem e ouça mais do que fale, orienta a advogada. Definida a aprovação, tome nota, para si mesmo, dos pontos fortes, daqueles a desenvolver, resultados dos testes e comentários adicionais para nortear o relacionamento.

"Contratar é buscar as melhores pessoas, para fazer delas os melhores profissionais", afirma.


LEGISLAÇÃO TRABALHISTA


PLANEJAMENTO TRABALHISTA


Em 2017, a Lei 13.467, da Reforma Trabalhista, fez várias alterações e atualizações na CLT que determinam a contratação de empregados e terceiros de acordo com as novas necessidades das empresas.

Por isso, segundo Sandra, fazer um planejamento trabalhista possibilita a correta análise e adequação da legislação, com objetivo de reduzir custos com empregados dentro dos limites mínimos permitidos por lei

Dessa forma, o empresário poderá detectar as vantagens e desvantagens de contratar empregados ou terceiros nos mais diversos tipos de trabalho, mas sempre considerando a sazonalidade ao longo do ano.

Ou seja, os períodos em que o negócio vende ou produz mais, ou menos. "Planeje o que não pode e o que pode ser negociado entre as partes, e reflita sobre seus impactos nas relações trabalhistas", orienta.


VÍNCULO EMPREGATÍCIO


O conceito de vínculo empregatício se baseia nos princípios de pessoalidade, habitualidade, onerosidade e subordinação. Portanto, é preciso ficar atento a particularidades na contratação fora da CLT que, em vez de cortar custos, só irão onerar mais o empregador, gerando multas, autuações e até ações trabalhistas.

"Quem é PJ não pode colocar uma faxineira como diarista: se for para trabalhar todos os dias, tem que contratar pela CLT", avisa a consultora do Sebrae-SP.


BANCO DE HORAS, FÉRIAS E BENEFÍCIOS


Quando o pequeno negócio contratar um funcionário, não pode esquecer de detalhes como Banco de Horas, regido pelo art.59, § 2° da CLT. Horas extras habituais não descaracterizam o banco, mas esse banco, que tem prazo de até seis meses, deve ser negociado por acordo individual entre as partes ou negociação coletiva.

Já as férias de 30 dias mais o abono pecuniário (um terço) também são determinadas pelos artigos 134, 135 e 136 da CLT, destaca Sandra, e se o empregado concordar, podem ser usufruídas em até três períodos por ano.

Para quem conceder benefícios, vale lembrar que alguns não integram a remuneração para fins de cálculo de encargos trabalhistas e previdenciários, como auxílio-alimentação, diárias para viagem, prêmios e abonos.

NOVOS TIPOS DE CONTRATO


A nova legislação prevê diferentes maneiras de contratação de empregados ou terceiros, mais flexíveis e adaptadas à realidade atual e à sazonalidade de cada negócio. A advogada mostra os principais tipos:

Em tempo parcial - quando a empresa necessita do empregado por até 30 horas semanais. Pode ser de 30 horas, mas sem horas extras, ou de 26 com até seis horas extras semanais. Aqui, o salário é proporcional à jornada em relação aos funcionários do mesmo cargo que cumprem a jornada integral. (Art.58 - CLT)

Intermitente - quando a prestação de serviços com subordinação não é contínua, ocorrendo com alternância de períodos de prestação de serviços e de inatividade determinados em horas, dias ou meses.

Aqui, o empregado não tem jornada e horários pré-estabelecidos: o empregador deve convocá-lo para o serviço com três dias corridos de antecedência, e o empregado terá um dia corrido para aceitar ou não.


CONTRATAÇÕES POR MEIs


O MEI pode contratar, mas o limite é uma pessoa (funcionário, estagiário ou aprendiz) por CNPJ. E como seu faturamento é limitado (R$ 81 mil ao ano, com média de R$ 6.750 mensais), o salário do empregado também tem um teto: salário mínimo vigente, piso da categoria ou bolsa-auxílio.

"Não é o microempreendedor que define o salário do colaborador, e sim a legislação", diz Sandra.

O custo de contratação para o MEI é de 11% sobre o salário pago, sendo 3% INSS e 8% de FGTS. O funcionário também terá direito a férias e 13° salário. "Por outro lado, é vedada a contratação de um MEI para atividade contínua do contratante - como um salão de beleza, por exemplo", explica a advogada.


ESTAGIÁRIOS E APRENDIZES


Pequenos negócios e MEIs podem contratar estagiários (Lei 11.788/08) e aprendizes (Lei 10.097/2000), desde que sigam algumas regras. Uma delas é que estejam cursando ensino fundamental II, médio ou superior.

No caso das MPEs, a contratação deve ser de acordo com o número de funcionários, conforme determinam as leis de estágio e aprendizado. Já os MEIs que pretendem fazer essa contratação precisam ter ensino superior.

Também é preciso ficar atento à carga horária, e formalizar um contrato com os deveres e direitos de ambos, segundo a consultora do Sebrae-SP. "Mas como gestor, analise a capacidade financeira da sua empresa para avaliar se é possível pagar a nova contratação antes de formalizar o contrato com esses jovens."


TERCEIRIZAÇÃO


O art 4° da Lei 6019/74 determina a prestação de serviços de terceirização, que nada mais é que a transferência feita pela contratante, da execução de quaisquer atividades - inclusive a principal -, à pessoa jurídica de direito privado que possua capacidade econômica compatível com sua execução.

Entre elas, empresas de prestação de serviços a terceiros, pessoas jurídicas de direito privado, com capital social x n° empregados e as que contratam, remuneram e dirigem o trabalho realizado pela equipe.

Mas, enquanto os pequenos negócios podem se encaixar nessa atividade, para os MEIs a história é outra, destaca Sandra. "Se o MEI contratado para prestar um serviço passa a realizar atividade habitual e contínua, configura vínculo de emprego, e em consequência, pode


Fonte: Diário do Comércio.

27 visualizações0 comentário
bottom of page