LARANJO.png

BLOG

OFICIAL

perfil.png

Você pode entrar ou cadastrar uma conta no botão ao lado para interagir com os posts!

Usuários podem acessar novas regras do CTB pela Carteira Digital de Trânsito

Desde terça-feira (14), motoristas de todo o país já podem acessar digitalmente, as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Esta é mais uma funcionalidade do aplicativo criado pelo Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), dentro da transformação digital do gov.br, em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

“Acrescentamos à CDT o novo CTB revisado, que é uma das legislações mais rigorosas do mundo, trazendo então a modernização, a simplificação dos procedimentos tanto para os órgãos de trânsito quanto para o cidadão, e incorporando a transformação digital. Na data de hoje, essa bandeira que é a transformação digital que o Minfra vem promovendo, estamos realizando esse lançamento”, afirmou o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.

Ele anunciou a nova funcionalidade da CDT durante a cerimônia de lançamento do programa Rodovida, que tem como objetivo promover a redução da violência no trânsito. As novas regras do CTB, sancionadas em outubro pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, passaram a vigorar em abril deste ano para todos os usuários de trânsito do país. As modificações reduzirão a burocracia e simplificarão processos.


Aplicativo

A Carteira Digital de Trânsito reúne a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digitais.

Além de armazenar todos os documentos de porte obrigatório no trânsito em formato digital, o aplicativo avisa sobre o vencimento da CNH, permite a visualização de infrações cometidas e o pagamento de multas emitidas em todo o país.

Outras funcionalidades disponíveis no aplicativo são o recebimento de notificações de recall, a relação de veículos de propriedade e, ainda, a lista de infrações de trânsito vencidas, a vencer e pagas.


Também é possível receber mensagens de campanhas educativas oficiais da Senatran.


Fonte: Assessoria Especial de Comunicação do Ministério da Infraestrutura.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo