No Brasil, 65% dos entrevistados registraram aumento no número de incidentes de segurança cibernética, sendo que 34% relataram aumentos significativos. É o que aponta a pesquisa "Corporate Security”, realizada pelo OTRS Group, com executivos responsáveis pela segurança cibernética na Alemanha, Brasil, EUA, México e Singapura.
No entanto, muitas empresas não conseguiram acompanhar o rápido aumento das ameaças. O número de entrevistados que consideram que sua empresa está otimamente preparada no caso de incidentes de segurança caiu quase pela metade, quando comparado com o ano passado. No Brasil esse número foi de 53% em 2021, para 34% em 2022.
Embora, mundialmente, a contratação de pessoal adicional para os Centros de Operações de Segurança (SOC) seja classificada como uma das três medidas mais úteis para lidar com o aumento do número de incidentes de segurança, apenas cerca de 26% das empresas brasileiras o fizeram.
O fato de que isso não cobre os requisitos reais é que 43% dos entrevistados brasileiros consideram que a segurança cibernética não recebe atenção suficiente em sua empresa. Neste grupo, o apelo por investimentos em sistemas está em primeiro lugar (40%), seguido de treinamento de segurança para todos os funcionários (37%), mais infraestrutura (33%) e mão de obra adicional (26%) completam a lista de investimentos considerados necessários.
Para lidar com o aumento do número de incidentes de segurança, as empresas escolheram medidas de curto prazo. No Brasil, 72% responderam que estão revisando com mais frequência atualizações de sistemas, backups e logins seguros de funcionários, também estão treinando os funcionários para conscientizá-los sobre problemas de segurança.
Além disso, 52% adotaram software para monitorar, detectar e prevenir incidentes de segurança e 23% implantaram soluções para responder e gerenciar incidentes de segurança. Porém, as “block lists” para bloquear o tráfego da Rússia foram introduzidas com menos frequência, a média dos mercados pesquisados ficou em 16%. Apenas 22% das empresas introduziram um plano de gerenciamento de incidentes.
Em nível global, as equipes da Alemanha e do México são as mais insatisfeitas com a forma como a segurança de TI é tratada em sua empresa, enquanto a satisfação é mais alta nos EUA, com 68%. Porém, há uma tendência positiva em termos de desenvolvimento de pessoal no Brasil: em comparação com o ano anterior, as equipes responsáveis pela gestão de incidentes cresceram. Enquanto em 2021, 5% das equipes consistem em apenas um profissional, este ano esse número caiu para 2%. O mesmo desenvolvimento pode ser observado em todos os mercados pesquisados.
Fonte: Convergência Digital.
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