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Receita Federal lança canal de atendimento no Telegram para serviços relacionados ao CPF

Foto do escritor: Martello ContabilidadeMartello Contabilidade

Cidadão poderá atualizar os dados, pedir segunda vida do documento, entre outros serviços.

Receita Federal informou que já é possível conseguir atendimento de serviços relacionados ao CPF pelo aplicativo de mensagens Telegram.

Com a ferramenta, o cidadão poderá pedir:


  1. Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF;

  2. Segunda via de CPF;

  3. Informação do número do CPF;

  4. Consulta à situação cadastral;

  5. Consulta ausência de DIRPF (exercício omisso).


Para solicitar o serviço, a pessoa deverá acessar o canal “ReceitaFederalOficial”, interagir com a ferramenta, enviando todas as informações e documentos mínimos exigidos para que o órgão faça a análise da solicitação e conclua o atendimento.

“Essa medida contribui, ainda, para evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento presencial, preservando a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do vírus Covid-19”, diz a Receita Federal, em nota.

Segundo a Receita, o novo canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula um conversação por meio de chat.

A iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão sem a necessidade de interagir pessoalmente com um servidor.


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