top of page
LARANJO.png

BLOG

OFICIAL

perfil.png

Você pode entrar ou cadastrar uma conta no botão ao lado para interagir com os posts!

Quais os benefícios da CTPS Digital para empresas, contadores e trabalhadores?

As pessoas, na condição de detentoras de conhecimento, estão cada vez mais dependentes das tecnologias para a melhoria dos processos internos das empresas.

Tanto é que uma pesquisa de janeiro deste ano, realizada pelo Google e pela Bain & Company, aponta que, entre os anos de 2013 e 2017, quase 1 bilhão de novos usuários se conectaram à internet. E o Brasil está entre os 11 países detentores de uma parte respeitável de usuários que estarão conectados até 2021.

E, dentro deste cenário digital a novidade do momento é a Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS Digital, que funciona como uma extensão da carteira de trabalho física (impressa).

A CTPS Eletrônica foi aprovada no dia 24 de setembro, por meio da Portaria nº 1.065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia. Mas engana-se quem pensa que a carteira de trabalho física [a do livrinho azul] deixará de existir.

Extensão

Como dito, a CTPS Digital será uma extensão da carteira de trabalho física, o que é visto com bons olhos por advogados brasileiros. Exemplo disso é Polyana Lais Majewski Caggiano, do escritório Marins Bertoldi, que fala: “na era em que vivemos, a tendência é que todos os documentos, aos poucos, passem a ser digitais. E não poderia ser diferente com a Carteira de Trabalho e Previdência Social”.

Ela lembra que o aplicativo da CTPS digital já existia desde 2017, mas não era obrigatório. “A partir da entrada em vigor da Medida Provisória da Liberdade Econômica, para a contratação dos empregados, o documento físico deixou de ser imprescindível”.

Papel x Eletrônico

Para o jurista João Marcos Guimarães Siqueira, sócio do Bosisio Advogados, a carteira de trabalho web rompe a ideia do modelo antigo, em papel, e privilegia a desburocratização. “A CTPS Digital funcionará de maneira integrada com os meios de controle próprios da administração pública, como o eSocial, evitando fraudes e dando uma publicidade maior a todos os envolvidos.

Há algumas questões que deverão ser aperfeiçoadas para o futuro como a inserção de informações a respeito de alterações salariais e gozo de férias, em função dos prazos constantes do próprio eSocial, mas, sem dúvidas, a Portaria nº 1.065/2019 é uma evolução natural e necessária”.

Para ele, as principais vantagens da CTPS Digital são: segurança no controle e na verificação das informações do trabalhador, tanto pelo empregador como pelo poder público, além de uma maior celeridade na emissão do documento. “A CTPS digital eliminará fraudes no seguro-desemprego e concessão de aposentadorias, porque toda as informações dos contratos de trabalho serão importadas do próprio eSocial”.

Mais vantagens

Por sua vez, o empresário contábil Vicente Sevilha afirma que outro benefício da CTPS Digital é que todas as informações trabalhistas ficarão guardadas em um ambiente eletrônico e seguro. “No modelo antigo, se o trabalhador perdesse a CTPS teria que ir de empresa em empresa onde trabalhou para atualizar as anotações em uma nova CTPS de papel.

Agora, tudo estará salvo permanentemente, e mesmo que ele perca ou troque de celular, tudo o que tem que fazer é reinstalar o aplicativo. E todas as informações estarão lá disponíveis. Sem dúvida isto é um aspecto importante de segurança e praticidade”.

Para os profissionais da Contabilidade e empregadores, a CTPS Digital é muito oportuna, segundo Sevilha, uma vez que as empresas sempre tiveram grande dificuldade em obter dos trabalhadores todos os seus dados e documentos para cumprir com as exigências trabalhistas. “Agora, tudo estará disponível imediatamente”.

Outro aspecto por ele apontado é que, até então, atualizar as alterações do contrato de trabalho, como novos cargos e salários, férias, bonificações, etc, demandavam um trabalho de recolher as CTPS dos trabalhadores e anotar uma a uma periodicamente. “A CTPS Digital é atualizada imediata e automaticamente, eliminado este esforço”.

Segurança

Outro aspecto visto como positivo é a questão da segurança para todos os envolvidos em uma relação trabalhista. A mestra em Ciências Contábeis, Ieda Zavatieri, comenta que, com a CTPS Digital, os empregadores terão a veracidade de informações curriculares, enquanto que os empregados checarão seu vínculo contratual com o empregador em tempo real. “Ademais, os trabalhadores terão acesso a todo o seu histórico de registros profissionais uma vez que tudo estará disponível para consulta, além do fator segurança para cálculo da aposentadoria”.

A advogada Polyana Caggiano acrescenta ainda que uma das principais benesses no quesito “segurança” é o fato das pessoas não precisarem mais portar o documento em mãos, evitando perdas, furtos ou roubos. Em sua avaliação, outro ponto positivo é a questão ambiental: “O documento digital alia tecnologia e sustentabilidade, uma vez que a redução da emissão de CTPS físicas minimiza impactos ambientais ocasionados pelo uso excessivo de papel e outros recursos necessários para sua produção”.

A emissão da CTPS digital não tem custos, sendo acessível a todo cidadão. Até mesmo os gastos com a foto, que antes saíam do bolso do empregado, não existem mais. “Além disso, a CTPS digital leva em torno de 15 a 20 minutos para ficar pronta, otimizando ainda mais o tempo, que nos dias de hoje é tão precioso. Por fim, as palavras que resumem a CTPS Digital são: economia, acessibilidade, sustentabilidade, desburocratização e praticidade”, finaliza Polyana.

Para ter acesso a Carteira de Trabalho e Previdência Social em formato eletrônico, basta baixar o aplicativo para celular nas versões iOS e Android. Via Web, ela está disponível no link https://servicos.mte.gov.br/.

Quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, pode usar seu login e senha de acesso no App Carteira de Trabalho Digital.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page