Plataforma envia código extra para o celular, a pedido do usuário, para aumentar a proteção em serviços como o e-CAC e a Carteira Digital de Trânsito
Todos os usuários do portal Gov.br passam agora a contar com um mecanismo duplo de segurança em suas contas.
A medida propicia maior segurança às pessoas ante as possibilidades de furto de senhas.
Serviços como o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Cidadão), da Receita Federal, e a Carteira Digital de Trânsito são alguns exemplos dos mais visados, pelo tipo de informação que reúnem sobre o cidadão.
É o tipo de serviço que a medida visa proteger. Atualmente, 85 milhões de pessoas estão cadastradas no Gov.br.
O procedimento é simples.
Assim que o usuário digitar o login e senha únicos, em vez de ingressar de imediato no ambiente do portal, que dispõe de informações e orientações sobre os quatro mil serviços do governo federal, recebe um código extra em seu celular.
Atenção: para isso, é necessário ter o aplicativo Meu Gov.br baixado no aparelho.
“Toda vez que você acessar um serviço do Gov.br, seja no portal seja por aplicativo do governo, vai receber um código para complementar sua senha”, explica o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.
“Então, mesmo que alguém furte sua senha e seu CPF, não vai conseguir acessar o sistema. O celular se torna o segundo fator de autenticação, o que é boa prática de segurança adotada por todos os maiores sistemas”, destaca.
O código chega em instantes no aplicativo e é digitado pelo usuário no campo solicitado no Gov.br.
Só assim, a pessoa entra na própria conta. Todas as vezes em que tentar acessar um serviço receberá um código extra. Mas isso é opcional. O cidadão escolhe se quer utilizar o mecanismo duplo de segurança ou se prefere dispensá-lo.
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