A nova função vai permitir compras parceladas e com garantia dos bancos
O Governo Federal segue trabalhando para aprimorar a trazer mais funções para o Pix. Desta vez, o Banco Central prometeu lançar ainda em 2022, o Pix Garantido. Este promete ser um concorrente para os cartões de crédito, ajudando a diminuir a taxa de juros. O Pix Garantido permitirá o pagamento de compras com parcelamento, sendo ainda mais atrativo para clientes e empresas.
O Pix Garantido funcionará basicamente da mesma forma que o cartão de crédito. O consumidor poderá realizar uma compra sem saldo na conta. Podendo agendar um ou mais pagamentos parcelados para uma determinada data. Se a data chegar e ele continuar sem saldo na conta, o banco garante o pagamento e o consumidor passa a dever para o banco, onde juros serão cobrados do cliente.
E mais futuramente também terá opção para pagamentos de boletos. O consumidor terá um valor limite para fazer as compras. Isso será uma grande novidade, visto que atualmente os pagamentos por Pix só podem ser feitos com o saldo na conta do pagador.
Com o surgimento do PIX, em apenas 2 meses, esse meio já era o mais utilizado no país. No início de 2022 já representa quase 20 vezes mais transações que o tradicional TED. Operações com cartão de débito, boleto e cheques estão caindo paulatinamente, substituídos pelo PIX.
O cartão de crédito é o tipo de pagamento mais usado pelos brasileiros em suas compras, respondendo por R$ 478,5 Bilhões em transações no 1º trimestre de 2022. Muitas dessas compras são parceladas, algo que o só existe aqui no Brasil e já faz parte da cultura do consumidor.
Benefícios
Entre os principais benefícios para os lojistas está a possibilidade de maiores vendas, visto que não será cobrado pelas operadoras de cartão de crédito e mantendo a garantia do recebimento dos valores parcelados.
Já para os consumidores, haverá mais uma opção de crédito no mercado, melhorando o poder de compra, inclusive com taxas de juros que deverão ser bem menores em relação às operadoras de cartões de crédito. E outro ponto positivo é que não precisará mais de um cartão físico para realizar as transações, apenas utilizando o celular e o aplicativo do banco.
Fonte: Olhar Digital, Diário de Pernambuco.
Comments