LARANJO.png

BLOG

OFICIAL

perfil.png

Você pode entrar ou cadastrar uma conta no botão ao lado para interagir com os posts!

‘Não deixe o leão pegar no seu pé’: conheça a história por trás do símbolo do Imposto de Renda

Tudo começou com uma campanha publicitária que se tornou um sucesso nos anos 80. Nas propagandas, o animal apareceu carregando formulários, no meio de sala, subindo pelas paredes e até sendo entrevistado.

“Cuidado com o leão”, “Não deixe o leão pegar no seu pé”, o “leão é manso, mas não é bobo”. Hoje em dia, essas frases são automaticamente associadas ao Imposto de Renda e à Receita Federal. Mas por que o leão se tornou símbolo do Imposto de Renda?


Tudo começou com uma campanha publicitária que se tornou um sucesso no país nos anos 80. A ideia era mostrar que o imposto de renda podia ser domado, mas que, se alguém resolvesse desafiar o Fisco, poderia correr risco e ter problemas.


A primeira peça publicitária com a imagem do leão foi veiculada no início de 1980. A propaganda mostrava um domador e um leão e começava com a narração: “Um dia você vai ter que enfrentar o imposto de renda, mas não precisa ter medo, ninguém quer te arrancar um pedaço”.


O filme do governo federal terminava com o domador abraçando o leão e a mensagem: “Faça a sua declaração com toda calma. Você vai ver que o leão é manso e conhece o seu lugar”.

A primeira peça publicitária com a imagem do leão foi apresentada em 1980. A propaganda da Receita trazia um domador abraçado com o animal. — Foto: Divulgação/Receita Federal


A campanha foi criada pela equipe do publicitário Neil Ferreira, da agência DPZ – atual DPZ&T.


Segundo o livro “História do Imposto de Renda no Brasil”, da Receita Federal, a escolha do leão levou em consideração algumas das características do animal:

  • É um animal nobre, que impõe respeito e demonstra sua força pela simples presença

  • É o rei dos animais, mas não ataca sem avisar

  • É justo

  • É leal

  • É manso, mas não é bobo

Em 10 anos, foram realizados mais de 30 filmes, além de peças para jornais e revistas, em que um leão de verdade aparecia como protagonista nas mais diversas situações: andando pelas ruas, dentro de casa, subindo pelas paredes e até sendo entrevistado.


Em uma das peças que buscava refletir os hábitos das famílias nos anos 80, a propaganda mostrava uma sala, com o marido preenchendo a declaração, a esposa fazendo crochê, a filha lendo uma revista em quadrinhos, o filho sentado no chão e o leão observando a papelada espalhada pela mesa.

No final do filme, o homem a entrega a declaração, preenchida, na boca do leão, e o felino sai da sala com o papel na boca.


As propagandas com o leão fizeram um grande sucesso na época. “A imagem do símbolo ficou guardada na mente dos contribuintes, numa das mais bem sucedidas peças publicitárias da mídia brasileira”, afirma o livro da história do IR.


A Receita Federal destaca que o leão chegou até aos dicionários. O “Houaiss” associa o animal ao órgão responsável pela arrecadação do imposto de renda. Já segundo o “Aurélio”, o termo é o órgão arrecadador do imposto de renda. Para o “Sacconi”, leão é o serviço de arrecadação do imposto de renda.


Veja abaixo outras propagandas da Receita Federal com o leão:


Carnê-leão


O símbolo do leão foi usado também para batizar o recolhimento antecipado obrigatório do imposto de renda em 1980. “O recolhimento era trimestral, foi lembrado que se assemelhava a um carnê, pois era pago em quatro ‘prestações’ anuais. Paralelamente, o símbolo do leão acabava de ser lançado e com ampla aceitação. Daí, a denominação carnê-leão”, explica a Receita.


A Receita Federal não usa mais a figura do leão em campanhas institucionais, mas a página oficial do Imposto de Renda 2022 traz a foto de um leão nas orientações relacionadas à malha fina.


O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 (ano-base 2021) vai até 31 de maio. A expectativa da Receita Federal é receber 34,1 milhões de declarações, o mesmo número de documentos recebidos em 2021.

Em 1980, propaganda da Receita mostrava um leão solto nas ruas para a entrega de formulário do Imposto de Renda — Foto: Divulgação/Receita Federal

Fonte: G1.com.

Reprodução Receita Federal, Governo Federal.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo