top of page
LARANJO.png

BLOG

OFICIAL

perfil.png

Você pode entrar ou cadastrar uma conta no botão ao lado para interagir com os posts!

Hackers miram contribuinte digitalmente conectado

Os golpistas têm ferramentas extremamente sofisticadas que ajudam a disfarçar endereços da web fakes para softwares fiscais, como logotipos de empresas e designs de sites roubados

As pessoas enfrentaram muitas mudanças no último ano com a adequação a um estilo de vida prioritariamente digital, o que inclui também, entre outras atividades do dia a dia, a declaração de imposto de renda.

O estudo 2021 Consumer Security Mindset da McAfee revelou que, embora cerca de 2 em cada 3 americanos (63%) planejem pagar seus impostos online em 2021, 12% deles o farão digitalmente pela primeira vez.

No Brasil, este cenário não é muito diferente. Com o aumento das atividades e transações online, o consumidor fica exposto potencialmente a mais riscos e às ameaças digitais. É fundamental, portanto, que todo cidadão entenda como manter-se seguro em ambiente digital.

Aproveitando-se do momento atual de pandemia, muitos ataques de phishing utilizam palavras-chave como “coronavírus”, “Covid-19” e “estímulo”

Embora o contribuinte seja alvo permanente de hackers, os registros de ataques cibernéticos em 2020 cresceram exponencialmente devido à Covid-19 e, em particular, os de mídia social, graças ao rápido desenvolvimento e adoção nos últimos anos de plataformas destinadas a este segmento.

Os golpistas digitais coletam informações de perfis e, em seguida, usam esses dados para se passar por alguém que o usuário conhece para obter acesso a contas, fundos e outra modalidades de investimentos e aplicações.

Também é comum ataques de phishing de e-mails, chamadas telefônicas cujo interlocutor finge passar por um agente da Receita Federal e ligações automáticas contendo ameaças de prisões.

Aproveitando-se do momento atual de pandemia, muitos ataques de phishing utilizam palavras-chave como “coronavírus”, “Covid-19” e “estímulo”.

Golpes fiscais adicionais, por sua vez, podem ser mais difíceis de detectar, como quando um hacker consegue o número da previdência social (INSS) de outra pessoa e começa a explorar essas informações confidenciais na dark web, facilitando declarações fiscais fraudulentas.

Neste caso, o golpista digital afirma à vítima ser capaz de suspender ou cancelar o INSS dela, na esperança de que o medo faça com que elas retornem as mensagens de voz via robocall.

Saiba como proteger informações pessoais e manter suas finanças seguras:

Previna-se contra as tentativas de phishing

Uma prática bastante comum utilizada por hackers durante a temporada fiscal. Para tanto, verifique a legitimidade de qualquer e-mail desconhecido ou remotamente suspeito, além de desconfiar de nomes estranhos registrados no anexo de arquivo.

Cuidado com sites falsificados

Os golpistas têm ferramentas extremamente sofisticadas que ajudam a disfarçar endereços da web fakes para softwares fiscais, como logotipos de empresas e designs de sites roubados.

Certifique-se de digitar o URL diretamente na barra de endereço do seu navegador, em vez de seguir um link de um e-mail ou pesquisa na Internet.

Torne os perfis de mídia social privados

Para evitar golpes de mídia social, ajuste as configurações de sua conta de forma que apenas amigos e familiares possam vê-los. Além disso, reduza sua pegada digital geral para ficar mais seguro contra esses tipos de crimes cibernéticos.

Para manter informações pessoais protegidas durante a temporada fiscal, considere uma solução de segurança holística, ao transmitir por conta própria os dados do seu IR via online ou ao comunicar-se com o seu contador virtualmente.

Fonte: inforchannel.com.br

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page