LARANJO.png

BLOG

OFICIAL

perfil.png

Você pode entrar ou cadastrar uma conta no botão ao lado para interagir com os posts!

Governo transformou em digitais 599 serviços em 2020

Boletim da Administração Pública Federal reúne informações sobre força de trabalho, orçamento e soluções de modernização dos órgãos públicos

A digitalização de serviços públicos foi uma das principais respostas do governo brasileiro aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Somente em 2020, o governo transformou em digitais 599 serviços prestados à sociedade. Além de converter do presencial para o digital, serviços públicos já existentes, como o Seguro Desemprego do Empregado Doméstico e a prova de vida dos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que passou a ser realizada por reconhecimento facial, foram lançados outros exclusivamente na forma on-line, como o Auxílio Emergencial e o PIX.

Os dados foram compilados na segunda edição do Boletim da Administração Direta, Autárquica e Fundacional, publicada pelo Ministério da Economia nesta sexta-feira (19/3), o qual mostra que a economia potencial gerada com os serviços digitalizados em 2020 é de R$ 949 milhões por ano para a sociedade e R$ 372 milhões por ano para o governo. Ao final de 2020, dos mais de 4 mil serviços prestados pelo governo federal, 66% já estavam digitalizados.

Os números apresentados pelo documento demonstram ainda o impacto da pandemia no custeio administrativo, já que parte dos servidores passou a trabalhar remotamente. Se comparados aos gastos realizados em 2019, destaca-se a queda de 57,18% em passagens e despesas de locomoção, 51,47% em serviços de comunicação em geral e 46,89% em diárias. O Boletim publica informações detalhadas sobre órgãos e entidades federais, apresentadas de forma detalhada na plataforma do Raio-X da Administração Pública Federal.

Em relação à força de trabalho, atualmente existem 548.615 servidores ativos, sendo 54,08% homens e 45,92% mulheres. Têm idade superior a 40 anos 47,32% do total. Até 2024, a estimativa é de que 73.974 servidores alcancem as condições para aposentadoria. O boletim traz um conjunto de indicadores estratégicos, gerando uma visão panorâmica por órgão da Administração Pública. A separação por instituição permite ao usuário visualizar dados em seis dimensões estratégicas da gestão pública: orçamento primário, custeio administrativo, pessoal e força de trabalho, soluções de modernização, cargos e funções de liderança e transformação digital.

Fonte: Governo Federal

#digitais #modernização

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo