LARANJO.png

BLOG

OFICIAL

perfil.png

Você pode entrar ou cadastrar uma conta no botão ao lado para interagir com os posts!

Governo fará recall de serviços digitais

Insatisfeito com os resultados dos serviços digitais colocados à disposição da população, o governo fará uma espécie de recall em todo o sistema.

Para isso, Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia lançou uma chamada de voluntários a fim de testarem o portal gov.br, os serviços do eSocial e a carteira digital de trânsito.

Quem quiser participar deve acessar: atendimento@portal.gov.br.

Com o recall, o governo pretende eliminar barreiras enfrentadas pelos usuários, desde o acesso online e a realização de seu pedido, até o acompanhamento da demanda e da solução.

Do celular

 Segundo o Ministério da Economia, atualmente, 54% dos serviços do governo federal são totalmente digitais: 1.807 ao todo. A meta é a transformação digital de 100% dos serviços até 2022.

O ministério informa que alguns serviços de forte impacto entre a população já são obtidos em algumas horas, sem sair de casa, no computador ou celular. É o caso da carteira de trabalho e do certificado internacional de vacinação e profilaxia.

Os serviços digitais são desenvolvidos e monitorados pelo Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos da Secretaria de Governo Digital. Cada tipo de serviço público demanda uma metodologia diferente de pesquisa, afirma o diretor do departamento, Joelson Vellozo Júnior.

“O usuário é o maior especialista no serviço público. Quando o gestor tem o conhecimento do que chamamos ‘as dores do usuário’, é possível priorizar aquilo que mais importa para quem está usando o serviço”, ressalta Velloso Júnior.

eSocial

No caso do eSocial, Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, os testes possibilitaram uma série de ajustes. O projeto prevê a unificação do envio de informações pelos empregadores a respeito de empregados domésticos, jardineiros, caseiros, cuidadores de idosos, por exemplo.

O sistema passou por uma etapa de simplificação e agora é foco da chamada dos voluntários. Os testes estão previstos para o período de 2 a 6 de março.

Uma das primeiras voluntárias participantes do recall, a bancária Marília Rodrigues, 37 anos, aprovou a iniciativa. “Uma coisa é eu estar em um banco e testar serviços com um grupo de 500 pessoas. Outra é o governo federal lançar um portal e nos chamar para avaliar. Achei uma inovação e tanto”, diz.

Carteira de trânsito

Na chamada para o recall, é grande a expectativa em relação à carteira digital de trânsito, digitalizada desde novembro de 2019 e que já dispõe de 5 milhões de usuários com o QRcode.

“Achei excelente a iniciativa, pois permite que a população opine sobre os serviços do governo. Há um desconhecimento sobre o que a internet nos permite fazer, como retirar certificados e documentos”, afirma a empresária Juliana Ribeiro de Alencar, 42, de Brasília.

http://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/governo-fara-recall-de-servicos-digitais/

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo