LARANJO.png

BLOG

OFICIAL

perfil.png

Você pode entrar ou cadastrar uma conta no botão ao lado para interagir com os posts!

Alerta! Carregar o celular em aeroportos e áreas públicas pode ser perigoso

Na era da tecnologia, poucas situações são tão terríveis como a mensagem de “bateria fraca” na tela do celular. Ao estar viajando, longe de casa, então piorou. É quando o que parece salvação pode virar sinônimo de estresse. Um novo relatório da Promotoria do Condado de Los Angeles adverte contra o uso de estações públicas de carregamento de energia USB, principalmente em aeroportos e hotéis, pelo risco de vazamento de dados.

Como funciona o golpe

Chamado de “juice jacking”, esse golpe por meio do carregador USB é uma farsa que pode copiar informações importantes do seu celular ou mesmo instalar  arquivos maliciosos em seu aparelho enquanto você sem malícia aproveita a porta USB pública para carregar a bateria.

Os criminosos podem colocar um vírus nas estações de carregamento, além de abrir portas USB reais e substituí-las por suas próprias portas infectadas ou deixar cabos infectados nos pontos de recarga. Quando os viajantes usam essas entradas USB, o telefone é conectado e as informações privadas são vazadas para os golpistas. Com isso, os criminosos podem acessar dados como senhas pessoais, contas bancárias ou backups completos do seu celular.

Como evitar o problema

Felizmente, é uma fraude fácil de evitar. Ao invés de usar as estações de carregamento USB, opte por uma tomada convencional. Se puder levar com você o seu próprio carregador portátil de bateria, melhor ainda.

Além disso, algumas empresas já criaram uma espécie de preservativo para USB (USB Condom). Ele permite que o celular carregue enquanto bloqueia qualquer transferência de informações, se limitando a simplesmente carregar a bateria do aparelho.

Uma pesquisa desse ano da americana IBM Security apontou que o setor de transportes é o segundo a sofrer mais ataques por hackers. Desde janeiro do ano passado, 566 milhões de registros ligados aos setores de viagem e transporte foram vazados ou comprometidos.

Infelizmente todo cuidado é pouco neste caso. Eu optaria sempre pelo carregador portátil de bateria, simples e prático.

https://www.melhoresdestinos.com.br/

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo