LARANJO.png

BLOG

OFICIAL

perfil.png

Você pode entrar ou cadastrar uma conta no botão ao lado para interagir com os posts!

A democratização do conhecimento e as oportunidades de um ano desafiador

Ainda que 2020 tenha sido um ano atípico para a sociedade, o profissional contábil se viu em evidência.

Em um mundo de turbulências e mudanças, em que muitas empresas tiveram dificuldades ou foram forçadas a mudar drasticamente suas operações, os contadores foram ainda mais alçados ao papel de consultores de negócios.

A importância do assessoramento estratégico foi fortalecida. Além da crise sanitária e na economia, os profissionais contábeis tiveram que colocar em prática dezenas de medidas provisórias, com a responsabilidade de interpretá-las corretamente e explicá-las aos seus clientes como cada uma influi em sua atividade.

O profissional da contabilidade atuou como um protagonista nos negócios das empresas em 2020, mantendo-se junto ao empresário, mitigando riscos, propondo as melhores estratégias societárias, tributárias, trabalhistas, financeiras e de gestão. Os gestores de pequenas, médias ou grandes empresas não atravessaram sozinhos este período de incertezas, desafios e mudanças, pois puderam confiar no trabalho do profissional contábil.

Apesar de não termos sido incluídos nas profissões essenciais e sem suporte do Governo Federal, devido a uma imensa demora para as definições estratégicas em uma situação de crise, as atividades primordiais que foram demandadas por conta do novo coronavírus foram assistidas por esses competentes profissionais, que não mediram esforços para que a economia do país não fosse ainda mais prejudicada. Para cada profissão dita essencial havia um profissional contábil na linha de frente.

Hoje dependemos da vacina para recomeçar.

A partir do momento em que houver a retomada definitiva, o mercado será mais predatório, pois essa é a tendência da livre concorrência. Aquele que irá sobreviver é o que “tem algo a mais para oferecer”, não dependendo apenas do preço, mas sim de conteúdo e, principalmente, de valor agregado. Temos que estar preparados para esse possível cenário, sem nunca se esquecer de zelar pelos valores humanos e éticos, porque somente eles tornam qualquer conquista verdadeiramente válida.

O profissional contábil tem que se adaptar ao novo cenário. Presencialmente e nas plataformas digitais, na representação e defesa dos interesses da classe, oferecemos diversos conteúdos de capacitação técnica para o desenvolvimento profissional, nas mais diversas áreas de atuação do profissional contábil, sempre promovendo seu aprimoramento e crescimento na carreira. O conteúdo de qualidade virtual produzido pelo CRCSP teve praticamente 450 mil visualizações neste ano.

Os serviços de contabilidade vêm sendo imprescindíveis para a manutenção da regularidade das atividades econômicas, o que faz com que o profissional seja cada vez mais fundamental para a sociedade brasileira. Os especialistas, aqueles que encontram as soluções com facilidade, nunca ficarão de fora.

O profissional “cabeça” jamais será substituído por tecnologias ou inteligências artificiais. Por isso, estamos sendo visionários, investindo na formação e no conhecimento, pois, conhecemos como ninguém a complexidade do sistema tributário brasileiro.

Estamos trabalhando pela democratização do conhecimento, pela união e fortalecimento da nossa profissão, para que possamos sobreviver e nos adaptarmos a todas as mudanças que estão e estarão acontecendo.

Afinal, apesar da pandemia, nossos sonhos devem continuar, porque o mundo não para.

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

Por: José Donizete Valentina

0 visualização0 comentário