Hierarquia & Resultados
07/11/2017


Reduzir os níveis hierárquicos, além de ser uma prática mundialmente aceita em tempos de crise, demonstra ser uma tendência mundial.

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Inicio esse artigo com o bê-á-bá da hierarquia de uma empresa organizada, classificando-a com base nos 03 níveis hierárquicos: Institucional (Presidentes e Diretores), Intermediário (Gerentes) e Operacional (Supervisores).
 
Porque, quando acionada, as organizações constatam uma redução imediata de custos e obtém maior facilidade para implantar mudanças estratégicas de rumo e/ou mudanças na cultura empresarial.
 
Importante notar que o alvo principal de cortes ocorre nos níveis superiores. Cortes no nível básico de liderança só acontecem se há dispensa em massa de liderados ou, estrategicamente, quando há necessidade revitalizar a liderança. Ouso, por isso, deduzir que o 1º nível de liderança – o Operacional – é considerado, consciente ou inconscientemente, como o grande responsável pelos bons e pelos maus resultados de uma empresa.
 
Creio que nos dias de hoje já posso afirmar que o turnover e o absenteísmo de funcionários, alto ou baixo, também são decorrência do desempenho do Supervisor (chefe direto), seja por ação, seja por omissão. Lembro-me, aqui, do velho ditado “As pessoas não desistem dos empregos ruins, elas desistem dos chefes ruins”.

Recomendo às minhas consultadas, recorrente e prioritariamente, investir em seleção e treinamento. Ou seja, um líder bem selecionado e bem qualificado exercerá bem sua função, a não ser que ele – eticamente – “apronta para ser mandado embora” ou se ele estagnou na abominável Zona de Conforto. Cabe ao Gerente – o “Supervisor dos supervisores” – mudar esse panorama, desde que esteja sempre atento e apto a cumprir sua função.

Você não precisa ter carisma (um dom divino?) para chegar lá, só precisa ter a “segurança de ser o que de fato é”. Estar apto a cumprir sua função passa pelo seu:

1.  vital nível de comprometimento.
2.  bom conhecimento teórico.
3.  conhecimento prático adquirido no cotidiano.
4.  autoconhecimento (os 04 condutores à sua Autorrealização).

Em nível de qualificação profissional, verifique se 03 pressupostos básicos fundamentais da IE (Inteligência Emocional) – a oportunidade, o ambiente propício e o tempo necessário – existem no seu trabalho. Caso existam, verifique se estão acessíveis a todos da empresa. Se inexistirem e/ou se inacessíveis, MUDE ISSO JÁ!

Claro que é possível desenvolver características resilientes em pessoas, uma premissa da IE. Mas, o Amor às pessoas e o prazer obtido no que você faz, também são premissas básicas fundamentais. O Conceito de inteligência emocional ainda contempla a capacidade que as pessoas precisam ter para se adaptar às ‘N’ mudanças ocasionais.
 
Sei que há pessoas que contratam e promovem profissionais para sua equipe que “não representem uma ameaça à sua carreira”. Por isso, recalcados no seu medo de ser, só selecionam candidatos que não sejam mais bonitos / mais cultos / mais velhos / mais ____ do que ele ou ela. A esses eu recomendo que encarem a vida hostil tal qual ela se apresenta, até para demonstrar que já entendeu que a maior fragilidade humana e o mal maior é o medo…

Embasado no que Lee Iacocca (ex-CEO da Ford e Chrysler) disse: “Sempre contratei pessoas mais inteligentes do que eu, porque acredito que algumas das melhores ideias e iniciativas vêm de baixo para cima dentro de qualquer corporação”. Afirmo que eu também só quero jogar com quem seja melhor do que eu, visando elevar o nível do meu jogo.
 
“Sempre contratei pessoas mais inteligentes do que eu, porque acredito que algumas das melhores ideias e iniciativas vêm de baixo para cima dentro de qualquer corporação”
 
Digno e capacitado para ocupar um cargo de liderança é quem já entendeu que a prática da Humanização deve ser observada e ampliada por profissionais ‘humanizados’ que gerem oportunidades, criem ambientes propícios e deem o tempo necessário para o desenvolvimento das aptidões de cada liderado. Isso é o que significa ser Coach!

Ser coach é ser empolgante, vibrante e inesquecível. Ser um líder coach é ter uma visão do coaching aplicada à liderança. Ser o coaching de uma empresa, hoje em dia é algo comum. Incomum é entender que fazer coaching é ser o líder que motiva e instrui / instrui e motiva em tudo, ao mesmo tempo, o tempo todo.
 
A Ética deve ser o princípio de vida de qualquer organização. Porque Ética, além de qualquer definição, é ocupar-se com a felicidade pessoal e coletiva. A valorização constante do ser humano eleva a produtividade e gera melhores resultados, bem como diminui o turnover e aprimora a qualidade dos serviços prestados por seres felizes.
 
Seja o visionário que acredita no seu potencial e no potencial existente em cada indivíduo de sua equipe; mantenha a lembrança das árduas batalhas que enfrentou para “chegar cá”; mantenha-se bom praticando o bem.

(*)Moracy das Dores, um Mercadólogo reconhecido pelo MEC e especialista em Marketing, Comunicação e Vendas. Implantou o 1º Call Center do Brasil, há 31 anos – Atual Consultor de Marketing da Trade Call Service. Escreveu e publicou dois livros: “Para sua vida melhorar, basta saber negociar” e “O Objetivista e a nova forma de ser e de estar no planeta Terra”. Outros Artigos publicados: www.tradecall.com.br/site/blog/ (Blog Trade Call Service)

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