O Líder-Coach
23/06/2017


Por: Marco Fabossi (*)

O esquiador iniciante se encontra no alto da montanha quando o sol começa a se por. Olhando para o vale ele percebe a vila onde está hospedado fica mais longe do que imaginava, e então comenta com seu treinador:
 
– Cara, eu não vou conseguir chegar até lá sem quebrar uma perna.
 
Olhando ao redor, o treinador aponta para uma pequena cabana 100 metros abaixo deles, e pergunta:
 
– Você acha que consegue chegar até aquela cabana ali na frente?
 
– Ah, até lá eu consigo, com certeza! – respira aliviado o iniciante.
 
Eles então chegam até a cabana e o treinador repete o processo até outro ponto próximo. A cada novo alvo que o esquiador conquistava, se sentia mais seguro e confiante, e assim, apesar de demorarem um pouco mais do que se tivessem tentado fazer a descida de uma só vez, chegaram até a vila são e salvos, antes de anoitecer.
 
De um jeito simples, mas profundo, nessa pequena estória podemos observar alguns dos principais modelos mentais, conceitos e atitudes de um líder-coach, o líder que não apenas acredita no potencial de seus liderados, mas que também assume o papel de agente de desenvolvimento deles. Vejamos quais são:
 
Mudança e Transformação são coisas diferentes:
 
Mudança, em geral, é algo pontual, que acontece de fora pra dentro, e que nem sempre se sustenta. É como mudar o caminho para chegar em casa porque existe um acidente no meio do percurso usual; amanhã tudo volta ao “normal”. Já a transformação é um processo evolutivo que começa do lado de dentro, e que requer disciplina, persistência e tempo para que se estabeleça.
 
Ninguém transforma ninguém, mas ninguém se transforma sozinho: Ninguém tem o poder de transformar uma outra pessoa, mas todos, incluindo você e eu, precisam de ajuda num processo de transformação. O líder-coach, portanto, ao fomentar esse modelo mental em sua equipe, cria um ambiente onde todos estejam abertos a receber a ajuda necessária, e também dispostos a apoiar os outros em seu processo de transformação.
 
Alinhamento de Expectativas:
 
Para chegar a algum lugar é preciso saber onde você está agora, qual é o lugar onde quer chegar, e qual será o caminho a ser percorrido nessa jornada. O papel do líder-coach, portanto, é externar suas expectativas em relação a resultados, competências e atitudes de cada liderado, ouvir sobre as expectativas deles, alinhar ambos os lados, combinar o caminho a ser percorrido, buscar comprometimento do liderado com o que foi acordado, e compreender de que maneira essa pessoa espera ser apoiada por seu líder nessa jornada.
 
Perguntas são, muitas vezes, melhores do que Respostas:
 
Se a transformação é uma viagem que começa do lado de dentro, é provável que as respostas que conduzirão seu liderado até o destino desejado, também estejam do lado de dentro. E para extrai-las é preciso que existam perguntas poderosas, que o levem a refletir sob pontos de vista diferentes, e a enxergar possibilidades que até então não havia percebido.
 
Um passo de cada vez:
 
O líder-coach ajuda a tornar concreto aquilo que é naturalmente subjetivo, porque assim fica mais fácil “enxergar” a evolução e motivar-se por ela. Se o seu liderado, por exemplo, precisa melhorar em “organização”, o primeiro passo é entender em uma escala de 0 a 10, onde ele está nessa competência. Descreva os motivos da nota atribuída, as evidências que o farão alcançar o 10, e o que ele precisa fazer pra chegar no próximo “nível”.
 
Lembre-se, o 10 pode estar muito longe, portanto, ele talvez precise experimentar antes algo que esteja mais próximo, e assim sinta-se mais seguro e autoconfiante. Novamente, a transformação é um processo, e se tentarmos conduzir as pessoas ao 10 de uma só vez, aumentaremos consideravelmente a possibilidade de tropeços e falhas e, consequentemente, de desistências. Um passo de cada vez tende a ser muito mais efetivo.
 
(*) Marco Fabossi é Conferencista, Escritor, Consultor, Coach Executivo e Coach de Equipe, com foco em Liderança. Sócio-diretor da Crescimentum – Alta Performance em Liderança, que tem como missão: “Construir um mundo melhor, transformando pessoas em líderes extraordinários “.

Martello Contabilidade - Rua Emiliano Ramos, 439 - Centro - Lages, Santa Catarina

Receba nossas novidades por e-mail!