Escrituração contábil: Saiba o que é, como fazer e quais as suas vantagens;

A escrituração contábil, a princípio, aos olhos do empresário, parece um tema burocrático demais, chato demais e que serve somente para atender ao fisco.

Porém, os tempos mudaram e hoje gerir uma empresa sem auxilio das informações existentes na contabilidade é insucesso certo.

Em tempos de enxugar despesas, equivocadamente o empresário não aproveita as informações que a contabilidade consegue lhe passar. Muitos preferem fazer eles mesmos os controles paralelos e ignorar a escrituração contábil por desconhecer a gama de informações que ali estão contidas.

Se a contabilidade estiver em dia e contiver toda a documentação da empresa, 80% das planilhas que o gestor faz para controle, podem ser descartadas.

Com base na escrituração contábil, tem-se com exatidão o que a empresa tem disponível (R$), quanto tem para receber, quanto tem para pagar, se o negócio apura lucro ou prejuízo, e estas são informações fundamentais e primárias, a partir das quais o Empresário pode então planejar o futuro do seu negócio.

Pensar que planejamento e controle devem ser feitos apenas por empresas grandes é um engano e leva 70% das empresas a fracassar nos primeiros 5 anos de vida.

Gerir com suposições, na base do “achismo” é impossível, especialmente diante da realidade dura do mercado atual: alta concorrência e margem de lucro reduzida.

Uma das peças que compõe o Balancete Mensal é a DRE-Demonstração do Resultado do Exercício, cujo nome já bem a define.

A DRE vai demonstrar o que representa a nossa maior receita e exatamente onde estamos gastando o faturamento: se nas pessoas, na energia elétrica, no aluguel, ou nos juros de empréstimos/financiamentos tomados.

E com base nestes dados, o gestor poderá planejar o futuro da empresa, acompanhando mensalmente, sem qualquer controle paralelo, o desempenho do seu negócio.

De qualquer forma, deverá haver um desembolso em pagamento a uma contabilidade, então, que seja uma contabilidade de qualidade que possa suprir os controles paralelos, que de uma forma ou outra, também é custo.

Martello Contabilidade está apta a atender sua empresa e auxiliar a sua gestão. Conte conosco.

Rosane Ap. Ianke Martello
Diretora
Martello Contabilidade

 

 

 

 

Deixe um comentário