PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: DESCUBRA POR QUE A SUA EMPRESA PRECISA TER

O planejamento tributário deve ser realizado todo ano, principalmente se a empresa pretende expandir ou mudar o rumo do seu negócio.
O Planejamento deve ser realizado em grandes, médias e pequenas empresas. No Brasil, a carga tributária chega a 32,6% do PIB ou seja, de cada R$ 100,00, cerca de R$ 32,00 são destinados aos cofres públicos, e se o empreendedor não ficar atento ao regime tributário de sua empresa, pode pode ter sua margem de lucro reduzida no custo com impostos.
Algumas empresas optam por “deixar de crescer” para conseguir manter sua margem de lucro. O que quero dizer é que, há muitos casos em que o aumento no faturamento implica em perda na margem de lucro, perda esta que ocorre pelo aumento nos custos operacional e tributário, que se forem repassados no preço, quebram a competitividade. Esse cenário é visível dentro de um planejamento tributário.

O regime tributário de uma empresa, é válido para todo o exercício. Uma vez optado, não poderá mais mudar.
Por esta razão, deve ser bem avaliado e com planejado com antecedência, contemplando o desempenho que a empresa terá no exercício.

O planejamento tributário pode ser realizado de duas formas:

1º) Com base nos dados dos fatos ocorridos nos últimos 12 meses (se o empresário imaginar que o cenário do próximo ano vai ser semelhante ao do ano corrente);ou
2º) Com base na projeção de faturamento futuro, folha, quadro de funcionários, custos e de investimentos para exercício seguinte.

No Brasil a legislação é muito ampla e tem várias opções que devem ser analisadas. O Empreendedor precisa estar bem amparado com uma consultoria contábil e tributária consistente, e de sua total confiança.

Você já pensou nisso para 2018?

Nós da Martello Contabilidade estamos atentos às mudanças e preparados para lhe auxiliar na tomada de decisão.

Jéssica Ramos
Coordenadora Contábil
Martello Contabilidade

Deixe um comentário