Controle de custos: Qual a importância dessa administração no agronegócio?

Vivemos em fases instáveis no mundo todo, o dólar atinge estágios que há muitos anos não alcançava, a economia passa por um processo de desaceleração e o desemprego está com índices elevados. Entretanto, ao contrário dos demais setores da economia, o agronegócio caminha na contramão da crise pela qual estamos passando. Em 2015, o setor era responsável por 44% do total das exportações, 23% do PIB e 27% dos empregos formais, tornando-se, nos últimos anos, o suporte da balança comercial. E devido a tamanha importância, é necessário que exista um controle de custos.

O que é o agronegócio?

Primeiramente, o agronegócio ou agrobusiness representa à junção de diversas atividades produtivas que estão diretamente ligadas à produção e subprodução de produtos derivados da agricultura e pecuária. Quando mencionamos o agronegócio, geralmente ele é associado somente a produção “in natura”, como grãos e leite. No entanto este segmento possui uma produção mais abrangente, pois existe um grande número de participantes nesse processo.

Sendo assim, o agronegócio é um processo na produção agropecuária intensiva, onde é utilizado uma série de tecnologias e biotecnologias para alcançar níveis elevados de produtividade. Portanto, é necessário que alguém ou uma empresa forneça tais elementos.

Nesse caso, podemos citar vários setores da economia que fazem parte do agronegócio. Como bancos que fornecem créditos, indústria de insumos agrícolas (fertilizantes, herbicidas, inseticidas, sementes selecionadas para plantio entre outros), indústria de tratores e peças, lojas veterinárias e laboratórios que fornecem vacinas e rações para a pecuária de corte e leiteira, isso na primeira etapa produtiva.

Em seguida a esse processo, são associados novos integrantes do agronegócio que correspondem às agroindústrias responsáveis pelo processamento da matéria-prima derivada da agropecuária. A agroindústria realiza a transformação dos produtos primários da agropecuária em subprodutos que podem ser inseridos na produção de alimentos. Como os frigoríficos, indústria de enlatados, laticínios, indústria de couro, biocombustíveis, produção têxtil entre muitos outros.

A produção agropecuária está diretamente ligada aos alimentos, processados ou não, que fazem parte do nosso cotidiano. Porém essa produção é mais complexa, isso por que muitos dos itens que compõe nossa vida são descendentes dessa atividade produtiva, como a madeira dos móveis, as roupas de algodão, essência dos sabonetes e grande parte dos remédios têm origem no agronegócio.

Enfim, o agronegócio possui um lugar de destaque na economia mundial, principalmente nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. Pois garante o sustento alimentar das pessoas e sua manutenção, além disso, contribui para o crescimento da exportação e do país que o executa.

Importância do controle de custos no agronegócio

Como vimos, o agronegócio tornou-se a base para outros setores relacionados a economia. Mas, mesmo com as safras recordes e sendo o responsável por grande parte do PIB Brasileiro, o agronegócio tem sentindo os efeitos ocasionados pela crise. Como o aumento de juros nas linhas de crédito, do preço dos insumos, do valor da energia elétrica e dos combustíveis, o que sobrecarrega os gastos com a atividade.

Entretanto, existe uma grande instabilidade na produção, que ocasiona uma diferença significante nos valores gastos, estes que deveriam se refletir diretamente na produção. Contudo, isso não tem acontecido, pois o produtor gasta mais, mas sem obter aumento de produtividade. Devido a essa variabilidade da economia, fica cada vez mais evidente a importância do controle dos custos.

Nesse sentido, para tornar a atividade ainda mais lucrativa, é preciso controlar e melhorar a eficiência dos custos. Para tanto, a tomada de decisão deve ser feita através de dados precisos, na maioria das vezes para enxugar custos acabamos esquecendo da recomendação da análise de solo e, consequentemente diminuímos custos que podem estar diretamente ligados à produtividade.

Ou seja, é necessário reduzir sem gerar queda de receita, investir com segurança e moderar o endividamento. Porém, aqueles que tiverem um gerenciamento das suas atividades e, sobretudo um controle de seus custos, permanecerão na atividade. Crescendo e se fortalecendo mesmo em meio à crise geral. E ao longo dos últimos tempos surgiram evoluções do agronegócio e o desenvolvimento de novas tecnologias, que proporcionam melhorias na qualidade e na produção agrícola. Mas que em contrapartida, ocasiona o aumento dos custos de produção. Com a inflação em alta e o custo dos insumos mais elevado, a margem do resultado fica mais curta.

Porém, essas mudanças exigem dos produtores rurais um conhecimento cada vez mais profundo do seu negócio e, consequentemente, um aprimoramento na gestão de custos e controle de suas atividades. Por fim, com a economia equilibrada, as ações a serem tomadas tornam-se mais previsíveis. Mas em momentos de instabilidade cada novo investimento deve ser muito bem analisado. Com projeção de impacto de cada desembolso nas contas e na atividade.

Serviços da Martello Contabilidade

E se você, produtor rural, está em busca de serviços voltados para o agronegócio saiba que encontrou os melhores. A Martello Contabilidade possui a Agro Consultoria com o objetivo de auxiliar e melhor atender o produtor rural e o seu negócio. Confira mais:

Agro Consultoria

A busca do produtor rural por controle de custos gera a necessidade de uma assessoria diferenciada para sua atividade. Que forneça informações concretas e novas tecnologias administrativas necessárias para manter a regularidade junto aos órgãos governamentais e para que o produtor rural acompanhe o crescimento do seu negócio.

A Martello Agro Consultoria oferece:

  • Controle de Custos e Despesas;
  • Emissão NFE;
  • Declaração IRPF;
  • Declaração ITR;
  • Folha de pagamento;
  • Planejamento fiscal (arrendamento ou parceria);
  • Planejamento de sucessão no negócio (doação ou inventário);
  • Assessoria para obtenção de recursos financeiros;
  • Serviços administrativos.

E se você ainda tem dúvidas sobre a importância do controle de custos no agronegócio ou deseja saber mais sobre agro consultoria. Entre em contato com a Martello Contabilidade e esclareça suas dúvidas.

Deixe um comentário